Nesse período de isolamento social, percebemos nossas emoções a flor da pele. Ansiedade pelo dia de amanhã, falta de clareza, indecisão e compulsão alimentar, são muito dos sintomas apresentados. E com as crianças não é diferente. A ausência da convivência com outras crianças, alterações da rotina, podem trazer alguns sintomas de stress nos filhos. Então, pensando nisso, que tal uma forcinha com a aromaterapia e a mágica dos óleos essenciais?
A maioria dos óleos são bem seguros para os pequenos e podem ser utilizados em difusores de ambientes. Se ainda não tem um difusor, improvise colocando os óleos essenciais conforme as receitas abaixo, numa bacia com água quente… Mas lembre-se não é melhor forma, porque os óleos essenciais são bem voláteis.
Lavanda e camomila, ajudam a acalmar e fazer uma sono mais tranquilo.
O lemongrass e alecrim, ajudam no foco e concentração das crianças, ajudando nos estudos.
Laranja doce, acalma diminuindo a ansiedade e hiperatividade infantil. E na podemos deixar de falar da bergamota e tangerina, nas compulsões alimentares.
Para utilizar, atente-se na idade da criança e se há alguma comorbidade como por exemplo históricos de convulsões ou epilepsia.
Mas no geral aromaterapia é muito segura e eficaz para todas as pessoas, especialmente óleos como lavanda e camomila.
Uma sinergia foco e atenção nas aulas.
3 gotas de alecrim
4 gotas de laranja doce
2 gota de pinho da lemongrass (crianças acima de 8 anos)
450ml de água.
Coloque no difusor ultrassônico, próximo ao local das aulas das crianças.
Para dormir melhor.
Faça uma água para lençóis, com:
60 ml de água filtrada
40 ml de álcool de cerais
6 gotas de óleo essencial de lavanda
2 gotas de óleo essencial de camomila romana
Borrife nos lençóis antes da criança dormir.
Meditação: experimento usar lavanda e camomila antes do sono da criança. Técnicas de relaxamento e meditação ajudam muito nesse momento.
Commenti